Covid-19: máscara é item obrigatório fora de casa

Publicado em 16/09/2020
Imagem:  javi_indy, de envatoelements
Imagem: javi_indy, de envatoelements

Toda a população já conhece as recomendações para se prevenir contra o novo coronavírus, mas não custa lembrar. O método mais preventivo no momento é ficar em casa! Caso realmente precise sair para algum lugar, use sua máscara, mantenha o distanciamento físico de outras pessoas e a higienização das mãos, sempre que possível, com água e sabão ou álcool 70% (gel ou líquido).

Seguindo o decreto estadual nº 64.959/2020, o uso de máscaras que cubram o nariz e a boca ao sair nas ruas é obrigatório em todo o Estado de São Paulo, desde o dia 07 de maio. E, a partir do dia 1º de julho, com a resolução completar do decreto, estão sujeitas a multa pessoas físicas que saírem de casa sem máscara e também estabelecimentos que permitirem a entrada de pessoas sem o acessório.

Veja abaixo como fazer o uso correto das máscaras:
• A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada. Cubra a boca e o nariz e amarre-a ou prenda-a de forma que fique bem ajustada, não deixando espaços frouxos entre o rosto e a máscara;

• As máscaras podem ser usadas até ficarem úmidas ou por até 2 horas. Depois desse tempo é preciso trocar. Se forem de TNT devem ser descartadas, se forem de pano e estiver na rua, coloque a máscara já usada em um saco fechado para não contaminar o resto dos pertences;

• Depois de colocar a máscara e sair de casa, não toque no rosto ou fique ajustando-a;

• Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar sua máscara;

• Remova a máscara pegando na parte traseira pelo elástico, laço ou nó, evitando tocá-la na parte da frente;

• Deixe a máscara de molho, por 30 minutos, em água e sabão ou em uma solução de 10 ml de água sanitária diluída em 500 ml de água. Lave a máscara com água e sabão e enxágue bem em água corrente. Após a lavagem, lave bem as mãos com água e sabão.

• Após secar bem, passe a máscara com ferro quente e guarde num saco plástico limpo até o próximo uso.

• A máscara não pode ser utilizada úmida nem suja. E se notar que está desgastada, descarte-a.

Fonte: Departamento de Comunicação PMS