Saiba quais são os serviços ambientais disponíveis no Município

Publicado em 14/09/2020
Imagem: Galyna_Andrushko, de envatoelements
Imagem: Galyna_Andrushko, de envatoelements

Os cidadãos sertanezinos podem contar com diversos serviços ambientais, como coleta de lixo domiciliar diária e coleta seletiva semanal, além de ecopontos disponíveis em vários locais da cidade. Conheça-os abaixo:

• Coleta de lixo domiciliar: é realizada de segunda a sábado, sendo o período diurno a partir das 6h e o noturno a partir das 16h.

• Coleta seletiva: é realizada de segunda a sexta-feira, a partir de 7h. Os dias da semana para cada bairro podem ser conferidos no site da prefeitura, na página do Meio Ambiente.

• Ecopontos: funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 15h às 19h. Sábados, domingos e feriados funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os endereços também estão disponíveis no site da prefeitura, na página do Meio Ambiente.

•  Central de resgate de animais de rua ou de grande porte: o serviço engloba o recolhimento de cães e gatos que estejam precisando de socorro veterinário (atropelados, feridos, doentes, filhotes, fêmeas no cio, com ninhadas ou prenhes) e animais de grande porte soltos em via pública. O resgate e denúncias podem ser feitos através do telefone 3947-3218, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou através do telefone de plantão 99135-2729.

•  Logística reversa: é o descarte correto de pilhas, baterias e lâmpadas. No caso de pilhas e baterias, o descarte deve ser feito nos estabelecimentos comerciais de Sertãozinho que revendem esses produtos. Os endereços dos locais cadastrados para recebimento destes resíduos estão disponíveis no site da prefeitura, na página do Meio Ambiente. Já o descarte das lâmpadas pode ser realizado nas duas empresas cadastradas, a Elétrica Nicolucci e a Interluz.

Vale pontuar que todos os tipos de resíduos devem ser descartados de maneira adequada: o lixo domiciliar, que são os resíduos orgânicos, devem ser ensacados e colocados para coleta comum; os recicláveis, que são papel, plástico, vidro e metal, devem ser colocados de forma correta para coleta seletiva ou levados a um ecoponto; e outros resíduos sólidos, como restos de poda, pneus, madeira e resíduos de construção civil (pequenos volumes) devem ser encaminhados para os ecopontos.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente possui agentes de fiscalização ambiental que fazem vistorias em pontos viciados de descarte irregular na tentativa de flagrar essas ocorrências. As penalidades estão previstas na Lei Municipal 6.690/2019, que também está disponível no site da prefeitura, na página da Secretaria de Meio Ambiente.

Caso você observe o descarte irregular de quaisquer tipos de resíduos em terrenos baldios ou em áreas de preservação permanente, ou até mesmo a realização de queimadas, denuncie diretamente à Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3946-7800 ou por e-mail meioambiente@sertaozinho.sp.gov.br. É possível também realizar denúncias com fotos através do WhatsApp no número 16 99141-0844.

Fonte: Departamento de Comunicação PMS