Aplicativo Sertãozinho Conectada tem resultados positivos nos primeiros 40 dias

Publicado em 29/11/2019
Imagem retirada de http://sertaozinho.sp.gov.br/conteudo/aplicativo-sertaozinho-conectada-tem-resultados-positivos-nos-primeiros40-dias.html#.XeEMZq-nfcc
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No dia 16 de outubro, a Prefeitura de Sertãozinho lançou seu primeiro aplicativo de serviços gratuitos à população: o APP Sertãozinho Conectada, que permite ao cidadão solicitar serviços, registrar reclamações, elogios e/ou denúncias para o setor responsável em tempo real. Desse modo, o atendimento às demandas cotidianas da população se torna mais ágil e evita que o munícipe se desloque ao Poupatempo / Central de Atendimento ao Cidadão para fazer o requerimento.

Na fase inicial do aplicativo, estão disponíveis serviços de três setores: Obras e Serviços Públicos; Meio Ambiente e Segurança Pública e Trânsito. “No dia 26 de novembro, após 40 dias em funcionamento, já foram 297 solicitações, sendo 143 feitas exclusivamente pelo aplicativo. Foi um aumento de 50% nas solicitações”, declara a ouvidora do Município, Elizabeth Cristina da Rocha Costa. Dessas solicitações, 114 já foram respondidas e 29 estão em análise. “As áreas mais solicitadas foram iluminação pública (43), corte ou poda de árvores (21) e limpeza de terrenos (17)”, ela informa.

Segundo Elizabeth, o papel da Ouvidoria é encaminhar a solicitação ao setor responsável. “Após realizado, tanto pelo aplicativo quanto pelos outros meios, o pedido é encaminhado para a Secretaria responsável que tem um prazo de até 20 dias para responder ao munícipe”, explica a ouvidora. E complementa: “o prazo para a realização das solicitações varia de acordo com o cronograma do setor pertinente”.

O munícipe Júlio Fantin, que trabalha no Distrito Industrial 2, usou o aplicativo e ficou muito satisfeito com a rapidez com que a sua solicitação foi recebida. Ele sugeriu a implantação de um semáforo no cruzamento da marginal Adamo Meloni com a estrada Antônio Sarti, por causa do trânsito intenso e congestionamentos no horário de pico devido à duplicação da estrada municipal, que é prolongamento da Avenida Affonso Trigo.

“Minha sugestão foi no dia 20 de novembro. No mesmo dia, no horário de saída do trabalho, havia agentes no local, conduzindo o trânsito. E em menos de 24 horas após da minha solicitação, já obtive retorno da Ouvidoria e do departamento responsável, informando que está em fase final um projeto de impacto de trânsito no local, que vai propor medidas para aliviar o tráfego”, explica Júlio. “Gostaria de deixar meus agradecimentos à Prefeitura de Sertãozinho e aos responsáveis pela criação do aplicativo. Às vezes, nós temos o hábito de reclamar da cidade e, quando é para elogiar, não elogiamos. Devemos agir por uma cidade cada vez melhor”, ele agradece.

Dentre os serviços que são disponibilizados através do APP Sertãozinho Conectada estão:

- Denúncia de Resíduos da Construção Civil,
- Solicitação de tapa-buraco,
- Limpeza de terrenos (entulhos),
- Conserto de Iluminação Pública,
- Roçagem de mato,
- Limpeza de resíduos em área verde,
- Troca de caçamba comunitária,
- Problemas com a coleta seletiva,
- Problemas com a coleta de lixo domiciliar,
- Denúncia de descarte irregular de lixo,
- Denúncia de corte ou poda irregular de árvore,
- Solicitação de coleta de animais mortos (pequeno porte),
- Denúncia de abandono ou maus-tratos a animais,
- Conserto ou troca de placas de sinalização de trânsito,
- Conserto ou troca de placas denominativas de ruas,
- Manutenção de sinalização de trânsito (semáforos com defeito),
- Reclamações sobre o transporte público (atrasos / limpeza dos veículos),
- Denúncia de automóvel abandonado em via pública.

O aplicativo está disponível para download em smartphones com sistema Android, na Play Store. Basta pesquisar por: Sertãozinho Conectada.

Fonte: Departamento de Comunicação PMS