World Toilet Summit Brasil 2019

Publicado em 10/07/2019
Imagem retirada de http://tratabrasil.com.br/world-toilet-summit-2019
Imagem retirada de http://tratabrasil.com.br/world-toilet-summit-2019

O comitê organizador do WTS convidou o Brasil a sediar pela primeira vez o evento na América Latina, em sua 19ª edição. O evento acontece todos os anos em novembro, coincidindo com as comemorações em todos os continentes do Dia Mundial do Banheiro – 19 de novembro. Em São Paulo, o evento está previsto para os dias 17 a 19 de novembro de 2019 e terá apoio institucional da Rede Brasil do Pacto Global, representante da Organização das Nações Unidas (ONU), e do Governo do Estado de São Paulo.

No mundo o problema é gravíssimo, pois em pleno século 21, mais de 1 bilhão de pessoas ainda não possui acesso sequer a um banheiro, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da UNICEF 2015. Embora São Paulo, estado candidato à sede do evento este ano, tenha uma situação melhor que a média do País em termos de saneamento, ainda há o que avanços em todo o Brasil.

A escolha do Brasil também tem significado especial, uma vez que os números oficiais do país – SNIS 2017 - mostram que ainda temos cerca de 35 milhões de pessoas sem água, equivalente à população do Canadá, e quase 100 milhões de pessoas sem acesso à coleta dos esgotos – duas vezes a população da Espanha. Apenas 46% dos esgotos no Brasil são tratados, então a natureza acaba recebendo a maior parte desses poluentes, que se transformam em doenças e gastos vultosos na saúde pública. O evento de São Paulo deverá receber, como em edições anteriores pelo mundo, chefes de Estado, Ministros, formadores de opinião, especialistas internacionais em saneamento, políticos, instituições internacionais e nacionais, tal como membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Comitê Organizador da 19ª edição do World Toilet Summit informa que ainda há oportunidades para empresas e instituições que quiserem patrocinar o Summit.

fonte: Trata Brasil