Ligações Irregulares e clandestinas

Publicada em: 23/02/2022

Ligações Irregulares e Clandestinas
As ligações irregulares e as ligações clandestinas de água, estão entre os maiores problemas que afetam o sistema de abastecimento de muitas cidades. Estas ligações causam desperdício, prejudicam a eficiência do abastecimento e ainda podem contribuir para a contaminação da água, o que pode acarretar em problemas de saúde não só das famílias abastecidas pelas ligações irregulares, como de toda a comunidade.
Você sabe a diferença entre estas ligações?
A ligação clandestina de água e esgoto é a ligação de um imóvel à rede de abastecimento sem a autorização ou registro no órgão que controla o sistema e sem a emissão da conta de consumo. Já a ligação irregular, acontece quando um hidrômetro é modificado ou danificado propositalmente para que a medição do consumo seja feita de forma irregular e o usuário pague menos do que, de fato, foi consumido.
Agora que já sabemos a diferença entre as ligações, vale ressaltar que muitos fazem as ligações clandestina e irregular para burlar a cobrança das tarifas pelo consumo mensal da água e acabam prejudicando toda a cidade.
A infração causada pelo usuário com o intuito de distorcer o real consumo de água é ilegal. Quando a fraude é comprovada, o usuário é notificado, paga multa, além de arcar com os custos de um possível dano ou violação.
O SAEMAS, através do seu Departamento de Fiscalização conta com uma equipe que vem atuando fortemente para coibir essa prática e penalizar os infratores.
A colaboração de todos é igualmente importante. Se alguém souber de uma ligação clandestina denuncie, pois contribuirá para melhorar o abastecimento de água de toda a cidade. É só ligar para o número (16) 3946 4646 e informar o local. Lembrando que o denunciante não será identificado.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entendi